Incorporada ao sistema de avaliação dos alunos do Fundamental II, temos
a prática do seminário que é uma proposta diferenciada de avaliação, tendo como
objetivo maior preparar os alunos para o simulado. Nesse sentido, os
professores preparam o conteúdo por meio de roteiros de estudo, debates, júris
simulados, grupos de verbalização e de oralização, jogos de perguntas e
respostas, confecção de jogos, entre outros.
A proposta do Seminário de Matemática do 8º ano para o primeiro trimestre de
2018 consistiu na criação de um jogo de tabuleiro pelos alunos. Em consenso foi
escolhido um jogo de “trilha” para o qual eles criariam as regras, a confecção
e tema do mesmo, assim como os desafios matemáticos, relacionados a equações, expressões
numéricas e algébricas, cálculo de comprimento de circunferência além de
potenciação e radiciação.
O trabalho foi muito bem desenvolvido pelos alunos sob a supervisão e
orientação do professor de Matemática Edilberto.
O enriquecimento matemático foi notório, pois os alunos além de pesquisarem
para propor as questões em seus jogos, tiveram que resolvê-las. Outro fato
enriquecedor é que os grupos continuam trocando os jogos, ou seja, todos alunos
jogam todos os jogos.
Veja as fotos:
Postar um comentário